Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O Paradoxo do Buraco

Você já parou para se fazer uma pergunta profunda: buracos existem? Isto é, se um buraco é apenas um vazio ou um espaço oco em algo ou alguém, então o buraco é uma coisa-em-si-mesma? O filósofo Roberto Casati sugere: “Peça a qualquer pessoa para lhe dizer o que os buracos são — buracos ‘reais’, do dia-a-dia, não os buracos abstratos da geometria — e ela provavelmente vai falar algo sobre ausências, não-entidades, não-existência, coisas-que-não-estão-lá. Isso são coisas?”
não-existencia


Uma das conclusões que se pode chegar após ler o parágrafo anterior é que desde que a Resposta para a Vida, o Universo e Tudo o Mais foi revelada, os filósofos não têm mais sobre o que pensar e acabaram desempregados. Uma segunda conclusão, também perfeitamente plausível, diz que os filósofos não ficaram desempregados: na verdade, eles estão trabalhando nos departamentos de trânsito do Brasil.

Uma terceira conclusão é que você acaba de cair no buraco do arrependimento após perder preciosos segundos lendo todas essas argumentações furadas.

2 comentários:

  1. Mola Molera define um buraco como qualquer coisa que não seja um não-buraco.

    Problema resolvido.

    ResponderExcluir
  2. "O buraco é a materialização da ausência".

    ResponderExcluir

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...