Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A mulher que quebrou o gelo entre EUA e URSS

diomedes

Situadas no estreito de Bering, as Ilhas Diomedes são mundos distantes — ainda que estejam a apenas 4 quilômetros uma da outra. A Pequena Diomede pertence aos Estados Unidos e a Grande Diomede é parte da Rússia. Além disso, a Linha Internacional da Data passa entre as ilhas.

Até bem pouco tempo atrás, aliás, as Diomedes realmente estavam em mundos distintos e não apenas distantes: a americana estava no Primeiro Mundo, a russa, então soviética, estava no Segundo. Os habitantes de uma ilha eram até proibidos de olhar para a outra, mesmo que tivessem parentes lá.
lynnecox 
Em 1987, no fim daquela era de polarização geopolítica, a nadadora norte-americana Lynne Cox marcou um recorde de resistência bastante peculiar. Embora as águas — que ali não passam de 4ºC — fossem frias o bastante para matar qualquer um em meia hora, ela partiu da Ilha de "Ontem" às 13h de uma sexta e... chegou sã e salva na Ilha do "Amanhã" no Sábado. Reagan e Gorbachev elogiaram o sucesso de Cox.

Em tempo: anos mais tarde, ela foi a primeira pessoa a nadar mais de uma milha (1,6km) nas águas da Antártica (o continente, não a cerveja). Cox conseguiu resistir por 25 minutos nadando num ambiente onde se morre após 5 minutos na água. Ela superou a meta em cem metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...