Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de junho de 2010

White Sabbath

polonorteNo início do século passado os polos da Terra eram os únicos lugares onde os homens ainda não haviam chegado. Por pouco tempo, é claro. Em 1909, o explorador americano Robert Peary chegou teria chegado ao Polo Norte.

Mas antes disso já havia uma polêmica na comunidade judaica. De acordo com a tradição judaica, um dia é definido como o intervalo de 24 horas entre um pôr-do-sol e o próximo pôr-do-sol. Entre o crepúsculo de sexta e o de sábado, é o sétimo dia, o chamado Sabbath (ou shabat ou sabá ou sábado mesmo). Nesse dia é proibido fazer qualquer trabalho. Por isso, os filhos de Abraão, Isaque e Jacó passaram a se perguntar: Seria possível descansar no Sabbath em plena terra do sol da meia-noite, o Polo Norte?


Oficialmente, a questão foi levantada pelo escritor e enciclopedista Judah David Eisenstein (1854-1956), que escreveu para a New Era  [Nova Era] em 1905:
Qual deveria ser o sétimo dia, ou Sabbath? E quando o Yom Kippur [dia do perdão e do arrependimento, que também tem algumas atividades proibidas] deve ser observado perto do Polo Norte, onde o dia e a noite têm quase seis meses de duração?
Se contarmos por dias, argumenta Eisentein,
Quanto ao Yom Kippur, seria obviamente impossível prolongar o jejum até a oração de encerramento do Neílah [uma cerimônia do Yom Kippur]. Além disso, para o próximo Yom Kippur seria necessário esperar entre 354-384 anos de acordo com o calendário judaico, contando-se um ano por um dia.
Eisentein também citava um rabino que aconselhava os judeus a nunca se estabelecer em latitudes elevadas, apenas para evitar a questão. Ainda hoje o problema do White Sabbath não foi inteiramente resolvido. E a situação é ainda mais complicada, já que astronautas judeus podem orbitar a Terra e algum dia, poderão colonizar mundos onde a semana não teria sete dias.

PS: embora achem problemático viver no Polo Norte —  e não por causa do frio —, os israelenses já conseguiram dar um jeito para fazer até uma guerra em pleno Yom Kippur. Cadê a fé e o temor a deus nessas horas?

PS²: fiz uma pesquisa para saber se algum judeu já foi para o Polo Norte. Não encontrei nenhum resultado. Parece que a fé irracional continua limitando o mundo de alguns homens…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...