Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Um dia na vida de Don Juan Nepomuceno de Burionagonatotorecagageazcoecha

Em 1867, o Departamento de Finanças da cidade de Madri contratou um homem chamado Don Juan Nepomuceno de Burionagonatotorecagageazcoecha.

Agora, vamos imaginar que Don Juan Nepomuceno de Burionagona-totorecagageazcoecha tivesse se mudado para a Boêmia — hoje, República Checa —, e fosse admitido como “presidente-delegado da Comissão de Embalagem e Racionamento de Alimentos”. Nesse caso, o cargo do senhor Nepomuceno de Burionagonatotorecagageazcoecha seria “Leben-smittelzuschlusseinstellungskomissionsvorsitzenderstellvertreter”.

Como o salário não seria tão grande quanto o nome do cargo, o Sr. Nepomuceno de Burionagonatotorecagageazcoecha poderia fazer um trabalhar como “Gesundheitswiederherstellungsmittelzusammenmischungsverhältnis-kundiger”, o equivalente, segundo Bismarck, a apotecário. Em bom português: ele faria um bico como balconista de farmácia.

Nas horas vagas, Don Juan Nepomuceno poderia ler o Antipericata-metanaparbeugedamphicribrationes Toordicantium, citado por Rebelais em Gargântua e Pantagruel. Uma leitura mais leve seria Headlong Hall, de Thomas Love Peacock (1785-1866). Em Headlong Hall, o frenologista chamado Mr. Cranium descreve estruturas anatômicas com adjetivos compostos por raízes latinas ou gregas. Coisas do tipo osseocarnisangui-neoviscericartilaginonervomedular ou osteosarquematoviscerocondro-neuromeduloso — o que dá no mesmo.

Cansado desses excessos vocabulares, o Sr. Burionagonatotoreca-gageazcoecha poderia passar umas férias em um spa de Bristol, na Inglaterra. As águas dessa cidade foram descritas pelo escritor médico inglês Edward Strother (1675-1737) simplesmente como aequeosalinocalcalinoceraceoaluminosocupreovitriólicas.

Ou então, ele poderia ter visitado o Winsconsin, nos Estados Unidos, para conhecer Kagwadawwacomëgishearg, um pajé local. Infelizmente, nosso funcionário público espanhol — para não dizer Don Juan Nepomuceno de Burionagonatotorecagageazcoecha — perderia a viagem nesse caso. O Chefe Kagwadawwacomëgishearg morreu um ano antes, em 1866.

Talvez fosse melhor Don Juan Nepomuceno... ficar só com os números das planilhas do Departamento das Finanças em Madrid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...