Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Pseudo-Poe

whitcomb-poe

Convencido de que o público aceitaria qualquer coisa de um autor famoso, James Whitcomb Riley (1849-1916, à esquerda) apostou com seus amigos que poderia provar sua teoria. Ele compôs um poema no estilo de Edgard Allan Poe (1809-1849) chamado "Leonanie" e publicou-o no jornal Despatch, da cidade de Kokono, Indiana, em 2 de agosto de 1877:

Leonanie–angels named her;
And they took the light
Of the laughing stars and framed her
In a smile of white;
And they made her hair of gloomy
Midnight, and her eyes of bloomy
Moonshine, and they brought her to me
In the solemn night.
Ou, numa tradução improvisada:
Leonina — é como os anjos a chamam;
Eles trazem a luz
das estrelas sorridentes e enquadram-na
em um branco sorriso;
E eles tornam seu cabelo negro
como a meia-noite, e eles tornam seus olhos brilhantes
como o meio-dia, e eles a entregam para mim
na solene noite
E assim por diante. Um artigo que acompanhava o poema explicava que ele tinha sido descoberto no verso da folha de rosto de um livro velho.

Após a publicação do poema, Riley escreveu uma crítica em outro jornal — o Democrat —, de outra cidade — Anderson. Neste artigo, Riley levantava dúvidas sobre a autoria do “novo” poema de Poe. Mas, para seu horror, o poema fake foi exaltado pelos críticos e reproduzido em jornais do país inteiro. Enquanto uma editora de Boston começava a procurar o manuscrito original, um jornal rival ameaçava revelar a farsa. Somente então Riley e seus colegas finalmente confessaram o truque.

Riley ganhou sua aposta. Mas, ironicamente, ele próprio se tornou um poeta best-seller — e de poesias infantis! — escrevendo tanto com o sotaque típico de Indiana a ponto de despertar críticas contra suas próprias obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...