Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Acerto de contas

Quando o General Eisenhower tomou posse como presidente dos Estados Unidos em 1953, um grupo de Republicanos conservadores (o que é meio redundante) passou a afirmar que o recém-saído governo democrata, chefiado pelo Harry S Truman, havia roubado ouro dos depósitos de Fort Knox.

Convencido por seus correligionários, Eisenhower mandou contar o ouro. A recontagem mostrou que o tesouro americano tinha "apenas" 30.442.415.581,70 dólares em  barras de ouro que valem mais do que dinheiro. Só que havia 10 dólares a menos do que o esperado.

Após conferir as contas, Georgia Clark, tesoureira do governo Truman, mandou um cheque de sua própria conta para cobrir o "rombo".

Desde então, curiosamente, todos os dez tesoureiros que passaram pelo governo americano foram mulheres. Destas, seis eram latinas. Corrupção, portanto, não é uma questão de gênero, etnia ou cultura. É uma questão de falta de vergonha na cara mesmo.

Fosse no Brasil, o rombo seria muito maior e teria sido escondido por qualquer partido (de oposição ou de situação). Se fosse descoberto, abririam uma CPI que não daria em nada, o processo caducaria na Justiça (especial, diga-se de passagem), todos os envolvidos seriam eleitos novamente e, é claro, o dinheiro nunca seria devolvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...