Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de março de 2010

Um aeroporto no meio de Londres

Londres vai construir um aeroporto no meio da cidade. Pode parecer uma loucura, mas essa ideia foi apresentada seriamente por um arquiteto — só que no começo dos anos 30. Ainda que a aviação comercial estivesse apenas engatinhando, já dava pra perceber que um terminal de transporte aéreo no centro da cidade e com ligações intermodais com linhas de ônibus e de trem (talvez até de metrô) seria uma ótima ideia. E a ideia só não decolou por que, afinal, era mesmo uma loucura.

London Central Airportjpg
O projeto do aeroporto urbano de Londes: quatro pistas e um anel de acesso construídos sobre diversos prédios (hangares) e ruas. Entre os prédios, uma estação de ônibus e uma de trem. [imagem: ilustração de matéria sobre o projeto publicada na revista Modern Mechanics de Setembro de 1931]

Seria razoável construir quatro pistas de pouso em cima de grandes prédios no centro de Londres, a maior metrópole da época? É óbvio que não. Não seria difícil imaginar uma manchete — "Avião sai da pista e cai sobre o trânsito engarrafado da York Road" — relatando o que geralmente não passaria de um acidente sem maiores consequências num aeroporto bem planejado.

Felizmente, o projeto londrino nunca saiu do papel. São Paulo, porém, foi mais ousada. Em vez de levar o aeroporto até a cidade, a cidade foi até o aeroporto num (mau) exemplo de planejamento urbano. Não é à toa que foi em Congonhas, e não em Londres, que um avião derrapou na pista e quase caiu numa das vias mais movimentadas da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...