Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Socialismo do Século XXI?

Hugo Chávez continua a fazer suas trapalhadas no governo da Venezuela. E tudo que ele consegue fazer é demonstrar que o seu Socialismo do Século XXI é só uma reprise dos piores episódios das políticas latino-americana e  mundial do século passado.


Hugo Chávez continua a envergonhar a América Latina com seu “Socialismo do Século XXI”. E é uma pena que muitos venezuelanos (e muitos líderes esquerdistas latinos) caiam nos truques do caudilho vermelho. Certamente, isso só é possível por que tais pessoas não devem ter estudado a História. Hugo Chávez é uma figura tão anacrônica, tão retrógrada que guarda semelhanças com os dois grandes ditadores do século passado: Adolf Hitler e Josef Stálin.

Como o führer alemão, Chávez é um militar frustrado, que vive procurando culpar os outros pelos problemas de seu governo. Tal como Stálin, Chávez é um líder paranóico, que acredita que a menor crítica já é um rumor de golpe de Estado. Chávez, enfim, é como todos os ditadores: um homem fraco e cínico. E sua política está, no mínimo, quarenta anos atrasada.

E, tendo aprendido as lições de Fidel e Mao, Chávez fecha redes de TV privadas — canais por assinatura, que não dependem de concessão pública — por que tais veículos negam-se a transmitir seus discursos longos e enfadonhos, exatamente à moda de Fidel. Em vez disso, tais canais insistiam em mostrar aquilo que Chávez mais teme e que não entra nos seus discursos: a Venezuela da vida real, a Venezuela com apagão e inflação.

Tinha que ser o Chávez mesmo!
A tal da Revolução Bolivariana, movida pelo Socialismo do Século XXI, comete todos os erros cometidos pelas ditaduras latino-americanas do século passado. Desestimula a iniciativa privada, espanta investidores estrangeiros, fecha mercados e controla preços para (tentar) controlar a inflação, desvaloriza a moeda para “proteger a indústria venezuelana”, o que por sua vez, dispara o custo de vida e afunda a economia.

E a cereja desse bolo de trapalhadas é o infame apagão que, como todo brasileiro sabe, não é causado por excesso de banhos ou por muleques jogando aquela coisa maligna chamada Playstation. É culpa do governo — um governo que, como todos os governos autocráticos e radicais, parece incapaz de reconhecer a realidade em que se encontra. E que, como uma autêntica ditadura, não quer que os venezuelanos abram os olhos, mesmo que eles já sintam a realidade na pele.

Chávez promete “aprofundar a revolução” em resposta aos protestos da oposição (que ainda existe, embora já não tenha poder político). Como já deu pra perceber, o Socialismo do Século XXI não é nada novo, então não é difícil prever os próximos movimentos de Chávez:

  • ditadura do proletariado (reeleição infinita de Hugo Chávez) OK;


  • censura à imprensa OK;
    bloqueio da internet (falta pedir uma ajudinha pra China — em troca de petróleo, é claro);


  • queima de livros e obras consideradas subversivas (na verdade obras realistas como A Revolução dos Bichos);


  • adoração do líder supremo, no caso, Hugo Chávez (falta só eliminar a oposição);


  • expropriação e estatização das propriedades rurais (com consequente queda na produção agrícola, o que forçaria a um aumento das importações para que a revolução não morra de fome);


  • planificação econômica (leia-se: incentivo à inovação burocrática e sufocamento da livre iniciativa econômica, técnica e científica);


  • expurgos de militares, perseguições, extermínios e campos de trabalhos forçados a todos os opositores e dissidentes, mesmo os suspeitos;


  • trabalho rural compulsivo para a burguesia urbana (aí é que a agricultura entra em colapso);


  • guerra patriótica (possivelmente contra a Guiana, que seria um alvo muito mais fácil do que uma Colômbia cheia de narco-guerrilheiros e bases americanas);


  • Se tudo der errado, é só culpar qualquer estrangeiro, de preferência os americanos (que eles invejam).

É realmente uma pena que a Venezuela, que já foi um dos poucos refúgios democráticos neste continente, esteja nas mãos de um caudilho vermelho. Quer dizer: Viva a democracia venezuelana! (por que se não, você vai pro paredón).

Tal como o Chaves, o Hugo também vive de reprises. A diferença é que os erros repetidos do Chávez não têm a menor graça, mesmo com a claque forçada dos venezuelanos chavistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...