Pesquisar este blog

sábado, 16 de janeiro de 2010

Publicidade Soviética

fósforos soviéticos

A rigor não deveria haver publicidade na União Soviética, afinal esse negócio de fazer anúncios publicitários era arma dos porcos capitalistas. Entretanto, a ideologia comunista não impediu o surgimento de pôsteres publicitários — ainda que o principal anunciante fosse aquela mistura de governo, partido único e Estado. Em meio à inundação de pôsteres que tinham mais política (e políticos) do que publicidade, havia alguns que anunciavam os produtos soviéticos.



O fato de que a economia soviética não era de mercado fica patente pelo tipo de produto que se anunciava. Não eram bens de consumo duráveis e caros. Para os padrões do lado de cá da Cortina de Ferro, eram os gêneros mais básicos, como alimentos — inclusive para os vícios, como cigarros, charutos e bebidas alcoólicas  — e produtos de higiene pessoal, como sabonetes, pastas de dentes. O mais sofisticado que se podia comprar ter conseguir eram lápis, canetas, sapatos e, mais raramente, muitas vezes após meses de espera, um carro.

O mais notável é que, mesmo em meio à Guerra Fria, muitos pôsteres soviéticos eram parecidos, pelo menos no design, com as propagandas americanas.

bebida soviética
cigarro soviético 1
charutos soviéticos
charuto soviético 2
biscoitos soviéticos
sorvete soviético
sardinha em stálin
maionese soviética
suco de laranja soviético      
sabonete soviético
 sorriso soviético
chlorodont
lápis subversivo

sapatos soviéticos   
 volga

Um comentário:

  1. Olá, rntpincell.

    Bem interessante esse artigo, mas faço uma observação: seria interessante ressaltar a influência da chamada vanguarda russa da década de 1920 (El Lissitzky, Alexander Rodchenko, Maiakovski e os irmãos Stenberg, por exemplo) no design gráfico do século 20.

    Esses caras simplesmente revolucionaram todo o conceito gráfico que se tinha até o momento. Aliás, o poeta Maiakovski foi o que se pode chamar do primeiro redator publicitário, função que surgiria nos Estados Unidos nas agência de publicidade só lá pelo início dos anos de 1950, o copywriter. Por isso a semelhança com as propagandas norte-americanas de pós-guerra.

    ResponderExcluir

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...