Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Os ázarons de Pauli

Uma das maiores contribuições para a fama de [Wolfgang] Pauli foi o "Efeito Pauli". Segundo tal efeito, Pauli era capaz de, com sua mera presença, causar todo tipo de acidentes e catástrofes em laboratórios. [Rudolf] Peierls [assistente de Pauli], conta-nos um caso bem documentado em que o aparecimento de Pauli num laboratório causou o travamento de máquinas, o vazamento de sistemas de vácuo e a quebra de instrumentos de vidro. A história do poder destrutivo de Pauli tornou-se tão poderosa que foi creditada a ele uma explosão ocorrida num laboratório de Göttinger no exato momento em que o trem de Pauli chegou à estação daquela cidade.

— William H. Cropper, Great Physicists [Grandes Físicos], 2004

Certa vez, como trote, os amigos de Pauli montaram um aparelho para soltar um candelabro no chão assim que ele chegasse à recepção do hotel. Quando ele chegou, a polia travou e o candelabro não caiu.

Talvez Pauli fosse um centro de um campo azarônico e nem sabia. Na época, o Efeito Ázaron era desconhecido pela ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...