Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Fica a Dica (4) — Converta Km para Milhas e vice-versa

Já tentou imaginar quantos quilômetros há em 5 milhas? Ou quantas milhas são 100 km? Já tentou ter uma ideia de qual seria a milhagem que o odômetro do seu carro marcaria se usasse milhas?

Não é uma conta difícil de fazer. E nem precisa usar o Google!


Basta usar os já famosos números de Fibonacci (Se você já leu o Código Da Vinci, sabe do que se trata).

Tome dois números de Fibonacci consecutivos, 5 e 8, por exemplo. E pronto, você já fez a conversão. Não é brincadeira. Há 8 km em 5 milhas. E a recíproca é verdadeira! Também há 5 milhas em 8 km.

Outro exemplo. Vamos usar os números 21 e 34, que são consecutivos na Sequência de Fibonacci. Isso quer dizer que há aproximadamente 34km em 21 milhas e vice-versa. O valor exato é 33,79km. São só 210 metros de diferença. Pouco mais de dois quarteirões em mais de 30km. Uau!

Se o número que você precisa converter não faz parte da Sequência de Fibonacci [Sf = {1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89...}], não se desespere! Não é preciso recorrer ao Google.

Quer saber quantos km há em 100 milhas? É só adicionar água! decompor o número em fatores que sejam números de Fibonacci. O número 100 não faz parte da Sequência, mas pode ser expresso assim: 100 = 89 + 8 + 3. Agora é só encontrar os sucessores desses números na Sequência. Depois de 89, vem 144 (= 89 + 55); depois de 8 é 13 e o seguidor do 3 é 5. Agora é só somar para saber quantos km há em 100 mi.: 144 + 13 + 5 = 162km em 100mi. O erro é de menos de 1% e a resposta correta é 160.93km.

E pra passar de km para mi.? Quantas milhas há em 400km? Bem, 400 é 377 + 21 + 2. Como agora vamos passar de km para mi., temos que retroceder, voltar na Sequência de Fibonacci, pois precisamos dos antecessores daqueles números. Respectivamente, são eles: 233, 13 e 1. Portanto, há 233 + 13 + 1 = 247 milhas em 400 km. O valor exato é 248.55 milhas.

Lembre-se, é mais simples do que parece. Se precisa converter de km para milhas, siga a Sequência de Fibonacci na ordem crescente (contagem progressiva). Se precisa passar de milhas para km, use a Sequência na ordem decrescente (contegem regressiva).

Se a distância que você precisa converter já é um número de Fibonacci, qualquer número maior que 21 terá sempre uma margem de erro de cerca de 0,5%. Se a distância precisar ser expressa como uma soma de n números de Fibonacci, então o erro será mais ou menos igual a 0,5% da raiz quadrada de n.

Como funciona?

Os números de Fibonacci, como todos os números de uma sequência, têm uma propriedade chamada razão. A razão de uma sequencia é a fração de dois números consecutivos. (Por exemplo, 5/8). Ocorre que quanto maior a sequencia de Fibonacci, mais a razão se aproxima da chamada Razão de Ouro (ou Regra de Ouro, ou número fi). A Razão de Ouro é um número aproximadamente igual a 1,618 (na verdade é uma dízima não-periódica).

Por (pura) coincidência, há 1,609 km em 1 milha. Ou seja, a razão entre quilometragem e milhagem é apenas 0,5% menor que a Regra de Ouro.

Agora que estes fatos estão claros, tudo torna-se óbvio e podemos até fazer uma lei matemática para a conversão. Se temos quaisquer dois números consecutivos de Fibonacci, Fn e Fn+1, temos que a razão entre eles, Fn/Fn+1 = 1,618. Como isso é aproximadamente a razão entre km e milhas, podemos escrever a seguinte equação:

Fn+1/Fn = [milha]/[km]

Ou seja:

Fn.[milha] = Fn+1.[km]

Isso quer dizer que:

“O nº. número de Fibonacci em milhas é o mesmo que o (n+1)º. em quilômetros.”

4 comentários:

  1. Excelente maneira... alguém te manda para um lugar a 21 milhas, e você anda 34km, mas não se preocupe, você só errou o local por aproximadamente 210m... ou se for mandar um sonda para a lua e for transferir a distância quem estava em km para milhas, só vai perder alguns milhões de dolares... nem se preocupe...

    ResponderExcluir
  2. E tão simples essa conversão, mas tem gente que acha que a forma mais "inteligente" e a mais complicada...

    ResponderExcluir
  3. CONTINUO SEM ENTENDER COMO FAZER A TAL CONVERSÃO...
    SERÁ QUE EXISTE UMA MANEIRA MENOS DESGASTANTE, HEIN!??

    ResponderExcluir

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...