Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Síndrome de Delete

Você já deve ter passado pela desagradável experiência de perder um trabalho importantíssimo por que esqueceu de salvá-lo ou por que o PC precisou ser formatado (depois de ser misteriosamente infectado) e você não fez um back-up. Mas esse sentimento de perda, que poderíamos chamar de Síndrome de Delete, não é novidade no mundo da literatura — ainda que os motivos da perda fossem outros.



Em 1922, a esposa de Ernest Hemingway perdeu na Gare de Lyon, na França, uma mala cheia dos manuscritos do marido enquanto ela viajava para encontrá-lo em Genebra, na Suíça. A bagagem nunca foi recuperada.

Num caso similar, em 1919, T. E. Lawrence colocou sua maleta no vagão errado enquanto trocava de trem na estação de Reading¹. A maleta carregava os oito primeiros livros de Seven Pillars of Wisdom [Sete Pilares de Sabedoria]. Ele também teve que recomeçar tudo de novo.

Já Thomas Carlyle, em 1835, terminara de escrever seu primeiro volume sobre a história da Revolução Francesa quando emprestou-o a John Stuart Mill para uma revisão. A empregada de Mill confundiu aqueles papéis com lixo e queimou-os.

"Eu me lembro e ainda me lembro mais dele do que de qualquer coisa que eu já escrevi com essa labuta", escreveu Carlyle em seu diário após perder seu livro. "Ele se foi; eu e o mundo inteiro formado por ele não podemos voltar: não, o velho espírito é fugidio demais."

Depois de se lamentar, porém, Carlyle recomeçou. Reescreveu toda a sua obra e publicou-a, finalmente, em 1837.

__________________________

¹ Reading — O nome dessa cidade tem uma história curiosa. Fundada por uma tribo de anglo-saxões no século VIII, seu nome era Readingas [Povo Reada; -ingas era um sufixo arcaico para designar povos]. Com o tempo, o sufixo -inga do nome da cidade acabou virando -ing, que denota verbos no gerúndio. A pronúncia correta é RED-ing, embora não deixe de ser curioso que Reading [RID-ing] também signifique "lendo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...