Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Conflitos Esquecidos [2] — Guerra de Neve


Em 1989, Ralph Maerz patenteou este “fazedor de bola-de-neve” para “fazer bolas com um formato aerodinamicamente redondo.”. A invenção parece inútil e seu criador, um idiota.

Mas os jovens da capital escocesa, Edimburgo, não pensariam assim em 1838:
No dia 10 de Janeiro, uma luta com bolas-de-neve tomou lugar em frente à Faculdade, com a participação de estudantes locais. A briga entre os estudantes e os cidadãos foi retomada no dia 11 e tornou-se bastante séria. Diversas vitrines foram estilhaçadas, as lojas fechadas e o trânsito das ruas interrompido. Os estudantes, que acreditavam que a guarda montada havia tomado o lado da multidão contra eles, apareceram armados com paus no dia 12 para se defender dos bastões dos polícias. Então, uma desordem tomou o lugar, com paus e bastões sendo usados livremente. A situação se tornou tão séria que os magistrados decidiram enviar um mensageiro ao Castelo, com pedidos de reforços para soldados do 79º. Regimento Highlander, os quais chegaram ao quarteirão da Faculdade e a paz foi restaurada.
Esta deve ter sido a única ocorrência de intervenção militar de verdade numa guerra de neve. Cinco estudantes foram interrogados e liberados em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...