Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

As Armas de Napier

Quando não estava inventando logaritmos, John Napier demonstrava um claro interesse por assuntos militares. Em 1596, ele compôs uma lista de máquinas de guerra que "pela graça de Deus e o trabalho de expertos artesãos" ele esperava produzir "para a defesa desta ínsula [i.e., as Ilhas Britânicas]". Entre elas, havia uma peça de artilharia que poderia "limpar um campo de quatro milhas de circunferência de todas as criaturas que tenham mais de um pé [30 cm] de altura", uma carruagem com "uma boca móvel de batalha" que poderia "espalhar destruição por todos os lados" e "meios de navegação sob a água, com mergulhadores e outros estratagemas para ferir os inimigos".

Não se sabe se Napier construiu suas máquinas, mas na época da I Guerra Mundial elas já eram realidades certas — pode-se dizer que ele previu a metralhadora, o tanque e o submarino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...