Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de maio de 2008

Reflexões no Dia do Automóvel

Hoje, 13 de maio, é o Dia do Automóvel. Mas, infelizmente, não há muito o que comemorar. O automóvel, que era um símbolo de status e independência tornou-se um vilão social e ecológico. Eis o resultado de um mundo sobre rodas. Há cem anos, em 1908, Henry Ford inovava com a fabricação em série de seu memorável e - por que não dizer - simpático Modelo T, o carro que motorizou a América.

Era o início da era dos automóveis populares. As ruas começaram a se encher, e os problemas, a aparecer. Eram comuns acidentes devidos às condições precárias de segurança, tanto dos carros quanto das vias. Mas era também uma época de heroísmo nas estradas e nas pistas de corrida - eram comuns corridas de uma cidade a outra. A maior de todas, e talvez a menos lembrada, é a Nova York-Paris, realizada em 1908. Hoje temos um automobilismo seguro, asséptico e caríssimo, dominado pelas grandes marcas e pelo interesse comercial. Os tempos românticos, de improsivos heróicos se foram há muito.

Hoje os automóveis são repletos de itens de segurança, mas os acidentes continuam a ceifar vidas. As principais causas são a imprudência do motorista, a embiagez ao volante e, no caso do Brasil, a ainda precária condição das rodovias.

Outro grande problema automotivo da atualidade é o excesso de automóveis. É um problema mundial a lentidão do trânsito nos grandes centros. No Brasil, porém, a situação se agrava pela falta de boas opções de transporte coletivo - e pela forma como este meio ainda é (mal-)visto.

Os automóveis também são listados entre os vilões responsáveis pelo aquecimento global. Com certa razão, é claro. Afinal, queimar gasolina para andar uns poucos quarteirões, como muitos fazem, é um absurdo. Há até quem diga agora que a demanda por bio-combustíveis - uma urgência tecnológica da sociedade moderna - levará o mundo à fome. Isso só é verdadeiro se usarmos alimentos e áreas destinadas ao plantio de alimentos para a obtenção de etanol. O que devíamos fazer é produzir etanol a partir de celulose - qualquer vegetal serve como matéria prima, e as plantações não precisam ser grandes áreas contínuas.

A Honda promete lançar o primeiro carro a hidrogênio ainda este ano. Vai demorar pra chegar?

Devíamos, sobretudo, mudar a nossa matriz energética imediatamente. O hidrogênio é uma opção muito promissora: é uma fonte praticamente inesgotável (99% do Universo conhceido é hidrogênio) e não-poluente (sua queima gera apenas vapor d'água). Entretanto, o hidrogênio ainda não é comercialmente viável por falta de meios adequados para armazenamento e distribuição (o hidrogênio é um gás altamente inflamável). Eu me pergunto se esse empecilho para o hidrogênio já teria sido resolvido se não fosse o lobby (e a preguiça, o desinteresse mesmo) da indústria petrolífera.

UPDATE: A Honda lançou o FCX Clarity no fim de junho, apenas na Califórnia. No Japão o carro será lançado em setembro e não há previsão para vendas em demais mercados. A Califórnia foi escolhida como local de lançamento por dois motivos simples: já conta com uma pequena rede de postos de hidrogênio e, mais importante, tem uma das mais severas avançadas legislações ecológicas do mundo e novos limites de emissões entram em vigor a partir de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço destina-se à ampliação das dimensões apresentadas no texto através uma discussão civilizada - o que exclui comentários que contenham ofensas pessoais ou qualquer tipo de preconceito (por cor, crença religiosa ou falta crença, gênero ou orientação sexual).

Postagens anônimas são permitidas, desde que não cometam qualquer abuso citado acima.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...